fbpx

Tipos de Radiografias Para Tratamento Odontológico Veterinário: Radiografia de Crânio vs. Radiografia Dental

Examinar a boca de cães e gatos pode ser comparado com abrir uma caixinha de bombons, nunca sabemos o que vamos encontrar. 

As imagens radiográficas poderão confirmar nossas suspeitas ou indicar caminhos totalmente diferentes, por isso este é um recurso valioso no diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas buco-dentários. Mas qual o tipo de radiografia recomendada para o seu pet?

Muitos tutores de pets ou mesmo veterinários têm dúvidas sobre as diferenças entre radiografias dentais ou odontológicas e radiografias de crânio ou radiografia de face. 

Qual a diferença entre essas radiografias e qual é a mais indicada em problemas dentários ou problemas odontológicos em pequenos animais? 

Quando a gente busca identificar ou diagnosticar problemas odontológicos ou problemas dentários, o mais indicado é que nós busquemos radiografias dentais ou radiografias odontológicas, que são mais específicas e tem uma visualização melhor das estruturas dentais. Elas são mais detalhistas. 

A radiografia de crânio é maior, onde se vê muito mais estruturas. É uma radiografia mais geral, e não é tão detalhista. Embora seja mais conveniente, já que é uma radiografia que pode ser feita com o animal sem anestesia ou apenas contido ou acordado, não é tão indicada em casos de diagnóstico de problemas dentários: abcessos , fraturas, periodontite, enfim, lesões relacionadas aos dentes. 

A radiografia de face é mais ampla e engloba mais estruturas. Você vê toda a cabeça do animal, todo o crânio. Você vê ossos da face, vê o crânio, mandíbulas, dentes. Você vê todas as estruturas, então você tem muito mais imagens, muito mais recursos. É uma imagem bem ampla. Porém, não é tão específica. 

Os dentes ficam muito sobrepostos, um em cima do outro. Não há uma imagem muito nítida das raízes nem dos ligamentos dos dentes. Então, não é tão indicada em problemas dentários. É mais indicada em problemas faciais ou crânios encefálicos.

Ao contrário, na radiografia dental ou odontológica, há uma imagem bem menor, porém ela é muito mais específica. Ela é muito mais detalhista. 

Você pode observar o detalhe:

  • das raízes
  • dos ligamentos do dente
  • do espaço entre a raíz e o osso
  • do direcionamento dessas raízes
  • da densidade do osso envolvido

Há muitas informações nessa imagem radiográfica odontológica para problemas dentários. 

É importante sempre radiografar os dentes do animal durante procedimentos odontológicos. Já que o paciente vai ser anestesiado, então é recomendado que essas imagens sejam feitas nesse momento, já que na radiografia odontológica, o paciente precisa estar anestesiado para esse tipo de imagem.

Isso acontece porque a gente vai precisar colocar os filmes dentro da boca do paciente para realizar as radiografias. 

Tanto a radiografia de crânio quanto a de face tem o seu papel, afinal. 

É muito importante que, quando se trata de problemas ou tratamentos odontológicos, sejam realizadas radiografias dentais. Sempre solicite do seu médico, durante os procedimentos dentários, as radiografias. Elas são muito importantes no diagnóstico. 

dra mariana com radiografia

Muitas vezes o seu animal tem um problema e a gente não consegue identificar. E ele obviamente não vai contar para a gente. Então, a radiografia odontológica é o melhor recurso para a gente diagnosticar problemas que podem estar acontecendo de forma silenciosa. 

Vamos Conversar Pelo WhatsApp!

Antes de ser direcionado para o Whatsapp, preencha abaixo para retornarmos caso perdemos a conexão:

Formulário seguro. Não enviamos spam.

Vamos conversar?

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.