A prevenção do cálculo dentário ou mais conhecido como “tártaro”, é algo importante e deve ter muita atenção dos tutores, pois quando não cuidado da forma correta, pode desencadear uma série de problemas de saúde.
Entendendo o Cálculo Dentário ou “Tártaro”
O cálculo ou “tártaro” é uma mineralização da placa bacteriana que se acumula nos dentes dos animais. Ele é formado pela combinação de bactérias, saliva e restos de alimentos, e pode causar mau hálito e inflamação nas gengivas. Com o tempo, essa calcificação se torna cada vez mais difícil de remover e acumulando cada vez mais bactérias, pode levar a problemas mais graves na saúde do animal.
Consequências da Formação do Cálculo Dentário ou “Tártaro”
A formação do cálculo ou “tártaro” favorece o maior acúmulo de bactérias, podendo levar a doenças periodontais, que afetam as gengivas e os tecidos que sustentam os dentes. Essas doenças podem causar dor, inflamação e perda de dentes. Além disso, as bactérias presentes no cálculo ou “tártaro”, podem entrar na corrente sanguínea e causar vários problemas de saúde sistêmicos.
Melhores Formas de Prevenção
Escovação regular dos dentes
A escovação regular dos dentes é uma das melhores maneiras de prevenir a formação do cálculo ou “tártaro” em cães e gatos. Nós desenvolvemos um material especial para aqueles tutores que ainda não tem conhecimento de como realizar uma escovação regular em casa neste post, mostrando o passo a passo correto para realizar esse procedimento e mais informações sobre qual escova e pasta devem ser utilizados.
Escolha da Alimentação Adequada
Além da escovação, escolher a alimentação adequada é uma das estratégias mais importantes para prevenir a formação do cálculo ou “tártaro” em cães e gatos. Alimentos secos e crocantes são melhores do que alimentos úmidos e pegajosos, pois ajudam a remover a placa bacteriana e a manter os dentes limpos.
Uso de Brinquedos e Petiscos Dentais
Também, o uso de brinquedos e petiscos dentais podem ajudar a prevenir a formação de cálculo ou “tártaro” em cães e gatos. Existem vários tipos de brinquedos e petiscos dentais disponíveis no mercado que ajudam a desorganizar a placa bacteriana e a manter os dentes limpos. É importante escolher brinquedos e petiscos dentais adequados para o tamanho e a idade do animal.
Check-ups com Veterinário Dentista
Além disso, as visitas ao veterinário dentista regulares são importantes para estar ciente da saúde bucal e prevenir a formação de cálculo ou “tártaro” em seu pet. Aqui na VET.FACE, Dra. Mariana Ramos, nossa veterinária especializada em odontologia, poderá examinar os dentes do animal e identificar problemas precocemente, indicando tratamentos específicos para prevenir a formação de tártaro, e passando todas as recomendações para garantir a saúde bucal do seu filhote.