fbpx

Limpeza Dentária sem Anestesia

O procedimento de limpeza dentária sem anestesia é um tema bastante discutido e questionado por veterinários odontológicos e pais de pets. 

O chamado “anestesia-free” é realizado por profissionais que fazem a limpeza com o paciente acordado em casa. O ato se tornou comum pelo fato de muitos responsáveis terem medo da anestesia nos animais, visto que é aplicada a anestesia geral.

Embora seja praticado frequentemente, tanto a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária como a Associação Americana de Odontologia Veterinária condenam veementemente esta prática, considerando que trará muito mais prejuízos do que benefícios para a saúde do animal.

Este ato gera o risco de infecção em raízes, abscessos, infecção crônica… Tudo isso desenvolve ou representa um risco muito superior ao risco da anestesia em si.

Muitas pessoas protelam o tratamento odontológico por medo da anestesia. Porém, os problemas podem se agravar e os pacientes podem desenvolver problemas renais crônicos, diabéticos, com hiperadreno ou outras comorbidades relacionadas a esse problema da boca.

Nós veterinários e especialistas precisamos informar ao tutor qual a melhor opção. Embora a decisão final seja feita pelo responsável.

É a nossa obrigação informar o que é apropriado baseado no que se tem de literatura existente de livros e publicações.

Essas não são publicações em sites da internet ou em qualquer revista. Nós estamos falando de publicações científicas em revistas indexadas que têm um corpo docente especial que julga e avalia se esse trabalho científico realmente é adequado.

Não existe nenhum lugar dentro da medicina veterinária ou publicações em odontologia veterinária que sustente e apoie esse tipo de procedimento sem anestesia em animais.

Eu presencio diariamente os diagnósticos e exames e vejo como o problema periodontal implica na deterioração da saúde do corpo do animal e da família.

Chega um ponto tão grave que por mais que se opte pelo tratamento, ele pode não ser apropriado.

Ele pode não trazer o benefício esperado ou o paciente pode não resistir realmente a um procedimento anestésico porque já tem uma carga de problemas muito grandes decorrentes do problema que foi sendo protelado durante muito tempo.

Por isso, nós da VetFace sempre recomendamos fazer profilaxia, ou seja, limpezas regulares.

Não espere que o seu filho de patas fique idoso ou com vários outros problemas de saúde para poder fazer o tratamento.

Afinal, o objetivo principal da profilaxia é identificar se existe algum foco de infecção que pode se tornar fonte de problemas de saúde.

Tais focos são identificados através do:

  • exame clínico detalhado,
  • sondagem dos dentes e, principalmente,
  • radiografias intra orais.

Se você tem um pet, procure sempre a orientação de um veterinário especializado em odontologia e sempre solicite as radiografias odontológicas caso ele for anestesiado para tratamento. 

A prevenção e diagnóstico de questões odontológicas farão a diferença no controle de doenças a curto e longo prazo e trarão qualidade de vida para seu pet e para sua família.

Vamos Conversar Pelo WhatsApp!

Antes de ser direcionado para o Whatsapp, preencha abaixo para retornarmos caso perdemos a conexão:

Formulário seguro. Não enviamos spam.

Vamos conversar?

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.