fbpx

Comunicação Oronasal ou Fístula Dentária em Cães e Gatos

Antes de explicarmos como identificar a doença bucal no seu filho de patas, precisamos entender que a odontologia vai além dos dentes.

Várias outras estruturas estão em volta dos dentes e podem ser acometidas por conta de problemas dentários. Um problema no dente pode levar a complicações em outras áreas da face. Na cabeça do cão, existe a parte externa, do focinho, onde ele tem duas cavidades. A cavidade oral, dentro da boca e a cavidade nasal, dentro do nariz.

Como uma cavidade pode se comunicar com outra e causar problemas?

Se olharmos para o cão, observamos que ele tem a cavidade nasal na cabeça, a cavidade oral, que fica em contato dentro dos dentes, e uma lâmina de osso que separa essas duas cavidades.

Por isso, na alimentação, a comida ou a água não vai para o nariz, pois são cavidades separadas. Porém, quando existe alguma alteração nessas cavidades, podem surgir complicações. A lesão no osso, que separa essas duas cavidades, pode causar espirros, engasgos e secreção no nariz, principalmente após a alimentação. 

Quando você percebe que o seu pet começa a ter uma secreção nasal muito frequente ou mesmo ocular, (já que existe um canal que comunica o nariz com os olhos) se tem muito espirro e muita secreção, então é um paciente que está constantemente espirrando, né?

Como é esse espirro dos cães e gatos? 

O espirro dos cães e gatos não é como o nosso. É mais parecido com um fungado. Às vezes, é muito rápido e muito sutil e não percebemos.

Quando esses espirros são acompanhados de secreção ou sangramento, pode ser que já esteja no estágio mais avançado.

Quando o animal espirra, é para tentar eliminar algo que está dentro do nariz?

De maneira geral, o alimento não entra no nariz. O alimento tem uma cavidade específica para isso, a cavidade oral. Se houver alguma lesão dentro da boca ou alguma lesão dentária que possa comunicar essas duas cavidades, ele vai começar a espirrar.

Quando ele está muito animado e saliva mais, essa saliva vai para um lugar onde não deve (normalmente a cavidade nasal) e ele começa a espirrar. Esse espirro e secreção que sai pelo nariz pode ser relacionado ao problema dentário.

Como podemos identificar isso?

Olhando dentro da boca, podemos observar se há alguma inflamação, gengivite ou se esse animal já tem a doença periodontal, que compromete o suporte do dente.

A doença periodontal não consiste somente na presença de tártaro, mas também acumula mais bactérias e desenvolve a periodontite de uma maneira mais agressiva.

Precisamos identificar se nosso animal tem tártaro, se tem mau hálito, se tem inflamação na gengiva e se ele não permite o toque na face. Às vezes, quando chegamos perto da face, ele começa a se afastar. Esse afastamento é um sinal de incômodo.

Faça um teste no seu animalzinho agora e comece a tocar nas bochechas, tocar nos lábios e fazer uma leve pressão com os dedos. Veja se em algum momento ele tira o rosto ou se incomoda, ou mesmo se ele começa a espirrar. Isso pode ser sinal de algum problema.

A doença periodontal está nas raízes dentárias?

Muitas vezes, pensamos que o problema está apenas nos dentes, no tártaro. Em mais de 90% dos casos, a periodontite prejudica muito mais o osso em volta das raízes, provocando uma perda óssea.

Essa perda óssea se dá pela inflamação em volta da raiz, causada pela periodontite. A inflamação começa a destruir o osso, que é a parte branca que separa a cavidade oral da cavidade nasal. O osso começa a ser destruído por conta da periodontite que está na raiz dos dentes.

O que acontece quando o osso é destruído?

Uma vez que o osso é destruído, é aberta uma comunicação da boca com o nariz. Podemos utilizar uma sonda periodontal para explorar o canal, ou bolsa periodontal. 

É possível perceber que a sonda vai chegar dentro do nariz. Isso não deveria acontecer. Deveria haver um aparato de osso impedindo este tipo de comunicação. 

O diagnóstico mais simples para fazer e saber se o seu animal ou seu paciente tem comunicação oronasal é justamente através dessa sondagem na área dos dentes próximos à linha da gengiva. 

Assim, será possível analisar a profundidade. Quanto mais profunda, maior a chance deste paciente ter uma comunicação oronasal. 

Essa profundidade pode variar dependendo da espécie do cão. Em média, os animais de pequeno porte desenvolvem mais frequentemente essa alteração, visto que têm menor quantidade de osso. 

Muitas vezes, essa quantidade de osso reage de uma maneira mais rápida a periodontite, então uma periodontite pode destruir o osso de maneira mais acelerada.

A inflamação causada pela periodontite vai destruir o osso e gerar uma porta, ou uma comunicação de entrada com a cavidade nasal.

Ou seja, tudo que ele se alimenta ou até a água, vai para dentro do nariz do seu animal e vai gerar um processo de inflamação da mucosa nasal, porque não é para ter saliva nem alimento dentro do nariz.

Dentro do nariz, é causada uma ulceração e uma lesão na cavidade nasal e o processo de rinite pode ser inicial ou crônica, a depender do tempo lesionado. 

Como tratar a comunicação oronasal?

É necessário fechar essa comunicação para prevenir problemas não só do nariz, mas também dos pulmões. Quando o animal respira, ele pode aspirar para o pulmão o conteúdo que estiver dentro da cavidade nasal, como alimento, água ou secreção.

Ou seja, o risco da comunicação oronasal está relacionada também a outras questões sistêmicas não só dentárias. 

Então, precisamos fechar a área da comunicação.

Esse fechamento deve ser feito cirurgicamente.

É realizada uma anestesia geral e, em seguida, a cirurgia conhecida como retalho fluxo gengival.

No procedimento, será removido um pouco da mucosa oral e descemos a mucosa para ocorrer o fechamento completo da comunicação. 

É importante identificar se o paciente tem ou não comunicação oronasal, pois sabemos que essa comunicação muitas vezes pode estar relacionada a uma periodontite focal. 

Não deixe de levar seu filho de patas para uma avaliação odontológica com um veterinário especializado para acompanhá-lo e tratá-lo de forma adequada, proporcionando saúde e qualidade de vida. 

Se houver qualquer dúvida a respeito do tema, conte conosco! Fique à vontade para nos mandar uma mensagem através do nosso WhatsApp (81) 98826-6602.

Vamos Conversar Pelo WhatsApp!

Antes de ser direcionado para o Whatsapp, preencha abaixo para retornarmos caso perdemos a conexão:

Formulário seguro. Não enviamos spam.

Vamos conversar?

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.