Você já contou quantos dentes tem seu pet? Sabe quantos ele deveria ter? Está faltando algum na boca? Este problema é sobre isso. Os cães adultos devem ter 42 dentes e os gatos 30 dentes. Contar não é tão fácil, eles têm tamanhos diferentes e é difícil perceber os que ficam mais lá dentro, no final da boca. Mas esse exercício pode te ajudar a identificar problemas e melhorar a vida do seu pet.
Quando algum dente deveria nascer, mas fica incluso ou escondido embaixo da gengiva pode trazer problemas. Se estiver faltando algum dente, não somos capazes de saber ele realmente está ausente ou apenas escondido. Para ter certeza é preciso um exame de radiografias dentais ou odontológicas.
Mas por que isso é importante? Porque quando o dentinho fica dentro da gengiva isso pode gerar uma reação inflamatória no local, levando a formação de um cisto dentário ou também chamado de dentígero.
Cisto dentígero é um tipo de cisto que se desenvolve ao redor da coroa de um dente incluso ou impactado. Que é uma formação de líquido em volta do dente. Este tipo de cisto, é o tipo mais comum, chamado cisto odontogênico. Geralmente é encontrado em cães braquicefálicos ou aqueles com focinho curto. Esta condição é muito rara em gatos, mas pode acontecer geralmente com o dente canino superior.
O cisto dentígero geralmente afeta os dentes primeiros pré-molares inferiores (mandíbula), e se forma quando o líquido se acumula entre a coroa de um dente incluso e o folículo dentário circundante, que é o tecido que dá origem ao dente. O cisto ainda pode fazer com que o dente permaneça impactado ou não erupcione normalmente.
Os sintomas de um cisto dentígero podem não ser evidentes nos cães, mas podem incluir inchaço, dor e sensibilidade na área afetada. Em casos crônicos, outros dentes podem ser afetados pelo cisto, ou ainda, fragilizar o osso levando a fraturas. O tratamento geralmente envolve a remoção cirúrgica do cisto e extração do dente afetado. Em alguns casos, o cisto pode ser aspirado ou drenado, mas isso geralmente não é considerado uma solução permanente. Uma pequena incisão ou abertura deve ser feita na gengiva para drenar ou remover o conteúdo o cisto antes que o dente seja removido.
A recuperação após o procedimento é rápida e as medicações vão dar muito conforto em casa. Os pontos no local caem sozinhos, são absorvíveis, não precisam ser retirados. O animal vai ser sentir aliviado, mais ativo e comendo melhor.
Perceber que tem algum dente faltando no seu pet não é tarefa fácil, eles não ficam tão paradinhos assim. E para quem não está acostumado fica difícil perceber mesmo. Por isso é tão importante uma avaliação com veterinário especializado em odontologia, que tem uma visão treinada para identificar se seu pet tem dentes que não nasceram ou estão faltando. Procure um veterinário dentista para uma avaliação detalhada, logo nos primeiros anos de vida. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir complicações e melhorar a vida deu seu filho de patas.
Ausência do dente 1º pré-molar mandibular direito
Radiografia dental do dente incluso e formação do Cisto dentígero