O procedimento anestésico é adotado durante o tratamento odontológico para garantir que o paciente permaneça imóvel, inconsciente, sem dor e estável de forma segura.
Durante a consulta, o anestesista avaliará exames já realizados, perguntará sobre o histórico do paciente e solicitará exames necessários para determinação do risco anestésico cirúrgico.
Nesse momento o responsável pelo paciente será informado sobre o tipo de anestesia realizada. Aqui na VET.FACE trabalhamos com anestesia geral inalatória associada a anestesia local, controle e tratamento de dor de acordo com a necessidade para cada tipo de procedimento cirúrgico.
A determinação do protocolo anestésico é feita baseada na avaliação clínica e exames complementares do paciente.
Durante todo o procedimento anestésico-cirúrgico, o paciente será monitorado pelo anestesista através de monitores multiparamétricos que avaliarão:
- pressão arterial não invasiva,
- eletrocardiograma,
- oximetria,
- capnografia e
- temperatura.
É importante lembrar que o paciente que necessite de anestesia geral, passará por intubação orotraqueal em todos os procedimentos anestésicos, garantindo a segurança, seja para procedimentos cirúrgicos ou realização de exames (radiografia intraoral, traqueobroncoscopia, laringoscopia, endoscopia).
Após o procedimento anestésico, seu pet deverá ficar em observação por pelo menos 2 horas, para avaliarmos: dor, sangramentos, respiração, temperatura corporal.
Durante todo esse período, ele será monitorado também através de monitores multiparamétricos e, só após total despertar da anestesia e sem alterações clínicas, ele será liberado para casa ou internamento (caso necessite de acompanhamento médico).
CONHEÇA OS TIPOS DE PROCEDIMENTOS ANESTÉSICOS REALIZADOS NA CLÍNICA VET.FACE:
- Anestesia geral inalatória (cirurgia oral, traqueobroncoscopia, laringoscopia, endoscopia)
- Anestesia geral (radiografia intraoral)
- Sedação (exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, pressão arterial e coleta de sangue)