O que é furca? Por que essa região do dente é tão importante?
A furca é a região entre as raízes do dente. Está presente em dentes com duas ou mais raízes, formando uma espécie de “Y” invertido. Essa condição ocorre nos dentes pré-molares e molares com mais de uma raiz.
Radiografia dental de dente 1º molar mandibular esquerdo.
Radiografia dental de região de furca (círculo).
A lesão de furca ocorre quando há uma perda do preenchimento de osso na região entre as raízes, deixando o local exposto e suscetível ao acúmulo de bactérias.
Pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo traumas, cárie dentária profunda, doença periodontal avançada e outros problemas de saúde bucal. Os sintomas podem incluir dor, sensibilidade, inflamação, sangramento gengival e infecção.
O diagnóstico deve ser feito por meio de sondagem periodontal durante o exame clínico e uso de radiografias dentais. A lesão de furca é classificada em três graus;
Grau I: quando existe uma perda inicial de osso, suficiente para prender a sonda exploratória.
Grau II: perda moderada de osso, permitindo que a sonda além de prender, penetre mais profundamente na região.
Grau III: perda avançada de osso, permitindo que a sonda atravesse completamente a região entre as raízes. Pode ser possível em muitos casos perceber um “buraco” no meio dente, podendo ser confundido com uma cárie.
Quando diagnosticada, é importante tratá-la o mais rápido possível para evitar complicações. A presença de uma lesão de furca pode levar à perda do dente afetado, já que a região fica suscetível a retenção de alimentos e placa bacteriana, tornando-se um foco de inflamação permanente, além disso a raiz danificada pode não ser capaz de suportar o dente adequadamente.
Radiografia dental de região de furca grau I (seta)
Radiografia dental de região de furca grau II (seta)
Radiografia dental de região de furca grau III (seta)
O tratamento para uma lesão de furca depende do grau da lesão. Em casos iniciais, pode ser suficiente fazer uma limpeza profunda dos dentes para remover a placa bacteriana e o cálculo dental (tártaro) que estão acumulados.
Em casos avançados (grau III), é necessário um procedimento cirúrgico para ou reparar a região danificada por meio de enxertos, ou extração o dente afetado.
É importante fazer uma avaliação detalhada de toda a boca, por meio de sondagem e radiografias dentais durante o procedimento de limpeza dental regular. Procure um veterinário especializado em odontologia para monitorar regularmente a saúde dos dentes do seu pet e tratar quaisquer problemas de saúde bucal o mais cedo possível, antes que eles se tornem mais graves e mais difíceis de tratar.
Fotografia intraoral dos dentes pré-molares maxilares esquerdos de um cão
Lesão de furca grau III em dente pré-molar maxilar esquerdo (círculo)