Dentes e gengiva saudáveis são importantes para o bem-estar e qualidade de vida de seu pet. Por isso, é importante examinar regularmente a boca de seu animal em casa. Em apenas 1 a 2 minutos, você pode descobrir se seu amigo de quatro patas tem ou não sinais de alguma doença oral.
Lembre-se, a prevenção é o melhor remédio. A grande maioria dos animais domésticos mostram sinais de problemas dentários a partir dos 3 anos de idade. Identificar esses problemas precocemente pode poupar seu bichinho de um sofrimento maior e desnecessário.
Se ainda não tem essa prática, o primeiro passo é assegurar que seu pet fica bem quando você toca no rosto ou colocar seus dedos na boca dele. Se seu animal mostra resistência ou irritação, vai com calma e mantenha a paciência. Pode levar um tempo para ele se acostumar. Seja perseverante pois é muito importante.
Procure realizar o exame em um lugar bem iluminado e colocar com a boca de seu pet mais perto do nível de seus olhos possível para garantir uma boa visualização.
Agora, vamos elaborar os 4 passos para um exame oral em casa.
1. Examine o rosto de seu pet para sinais de inchaço.
Inchaço em alguma parte do rosto pode ser causado por vários fatores incluindo uma alergia ou abcessos devido a uma picada ou mordida de outro bicho. Dentes fraturados ou infectados e doença periodontal também podem levar à formação de abcessos. Esses abscessos incham e causam dor. Podem, também, ser acompanhados de febre, depressão e perda de apetite.
Outra causa de inchaço são tumores. Além de inchaço, um animal que tem um tumor no rosto pode ter dificuldade em comer, sangramento e odor excessivo.
2. Cheire a boca de seu pet.
Não, o mau hálito em pequenos animais não é normal. O mau cheiro pode ser um sinal de doença oral. De fato, problemas nos dentes e gengiva são a principal causa de mau hálito em cães e gatos.
À medida que os animais vão envelhecendo, o problema vai piorando. Embora a escovação regular dos dentes de seu pet pode ajudar no combate do acúmulo de tártaro, não pode reverter a gengivite ou a periodontite.
O mau hálito é um sinal de uma doença oral que só pode ser tratada por um profissional.
3. Examine a boca de seu pet.
Gentilmente, afasta os lábios de seu pet para expor os dentes e gengiva da frente, tanto o superiores como as inferiores. (ilustração ou imagem) Veja se tem alguns dos sinais de doença oral listados abaixo:
- dentes descoloridos
- dentes soltos/frouxos
- dentes quebrados/fraturados
- retração gengival
- gengiva avermelhada
- sangramento
- dor ao toque
Depois, afaste os lábios de cada lado da boca e procure pelos mesmos sinais.
4. Aja para resolver qualquer problema encontrado.
Ao identificar um ou mais dos sinais de doença oral acima, entre em contato imediatamente com um odontologista veterinário e agende uma avaliação completa. A falta de tratamento pode agravar o problema. Bactéria na boca pode entrar no sangue onde a gengiva solta dos dentes e ser levado para órgãos vitais causando problemas muito sérios.
Problemas dentários podem causar dor em seu pet. Os animais tendem a sofrer em silêncio. Por isso, aliado a um exame para detectar sinais de doença oral, você pode avaliar se seu pet mostra sinais de dor de dente. Alguns desses sinais são:
- salivação excessiva
- diminuição do apetite
- perda de peso
- disposição
- mudança de comportamento
- inchaço no rosto ou na boca
- coçar a boca com a pata
Mesmo que você não identifique nenhum sinal de doença oral, é importante que seu pet visite um dentista veterinário duas vezes ao ano. Um profissional treinado pode detectar sinais que podem passar despercebidos. Também, pode fazer exames de radiografia para avaliar as estruturas dentárias não visíveis ao olho humano.
Um exame feito em casa regularmente junto com avaliações bianuais realizadas por um profissional competente e experiente podem contribuir para identificar e detectar doença oral antes que se torne um problema maior e cause danos irreparáveis ao seu amigo peludo. Preparamos o passo a passo do exame oral em um PDF para você.