fbpx

O Ronco em Pets Pode Ser um Sinal de um Problema Respiratório Sério.

Seu Pet Ronca?

Você tem um pug? Ou você tem um bulldog? Ou mesmo um gato persa? Ele ronca? Você acha bonitinho esse ronco dele? O fato é que isso é um problema respiratório sério.

Esses animais sofrem para respirar. Eles não conseguem respirar bem. Então, é importante que a gente entenda algumas coisas para podermos melhorar um pouco a qualidade de vida deles.

Os Braquicefálicos: Animais de Focinho Achatado

Os animais de focinho achatado são chamados braquicefálicos, ou braquicéfalos. Eles têm o crânio mais achatado.

As pessoas costumam dizer: “Ah, mas essa dificuldade respiratória, ou esses roncos, isso faz parte da raça.” Gente, não é uma coisa normal. É uma alteração.

Sim, isso é bem comum nessas raças braquicefálicas, mas isso não deve ser colocado como uma forma normal, ou uma situação que não tem como melhorar. Podemos melhorar a respiração deles e devemos fazer isso o quanto antes. 

Antes de falar de correções e procedimentos, vamos falar o que podemos fazer para melhorar a respiração desse pet que tem dificuldade para respirar

Sinais da Síndrome Braquicefálica

Já ouviu falar de Síndrome Braquicefálica? Se você tem um pug, buldogue, persa ou até mesmo um gato que tenha o focinho mais achatado, e já percebeu que ele ronca muito ou que eles têm muita dificuldade de respirar? Isso é exatamente porque o formato do crânio deles é um formato mais achatado, e isso leva a muitas complicações respiratórias. 

A primeira coisa é que você vai notar que o nariz deles são um pouco mais fechadinhos.  Veja a imagem. A narina é muito fechada. Ela é muito estenosada. Então, não tem abertura para a passagem do ar. Muitas vezes eles têm muita dificuldade de respirar só por conta desse nariz que está fechado, que a gente chama “estenose de narinas”. 

As narinas estão estenóticas, elas estão muito fechadinhas. Existem procedimentos onde a gente pode abrir mais essa narina para que ele respire melhor. Então é aquele animal que não consegue respirar bem pois o ar não passa pelo nariz. Constantemente, ele respira pela boca. Isso é um dos sinais da síndrome braquicefálica. 

O outro sinal muito comum é o ronco. E esse ronco se deve porque o palato deles é muito longo. O que é o palato? 

O palato é essa estrutura que você pode ver na imagem. Tem o palato mole e o palato duro. O palato mole nesses animais tem uma extensão muito grande. Então, ele acaba indo para trás da linha da epiglote, que é uma estrutura onde se fecha para o paciente deglutir e abre para o animal respirar. 

Quando o palato mole é muito longo, ele impede essa passagem correta, esse fechamento correto dessa estrutura da epiglote. Isso leva a graves problemas respiratórios ou mesmo aspiração de alimentos ou água durante as refeições. 

A correção deve ser feita para evitar o que chamamos de pneumonia por aspiração. O paciente aspira essa água e esse alimento porque ele precisa respirar, mas ele tem muita dificuldade de respirar. Então, ele acaba se atrapalhando com essa questão.

Dicas para Melhorar a Respiração de Seu Pet Braquicefálico

Mas o que eu preciso dizer para vocês são algumas dicas de como melhorar essa respiração no dia-a-dia. É muito importante que estes animais só passeiam em horários em que não tenha sol ou que não tenha calor.

Isso porque o calor é uma competição para a respiração. Então, eles não conseguem respirar muito bem.

Eles não transpiram já que os cães não têm glândulas sudoríparas. Então, eles não conseguem refrigerar muito bem esse calor, essa temperatura interna do corpo. O que é que eles fazem? Eles respiram, eles tem que respirar cada vez mais e arfam cada vez mais para poder se refrescar um pouco.

E qual o problema desse sistema nos animais braquicefálicos?

É que eles não conseguem respirar muito bem. Então, quando existe um estresse ou a temperatura deles aumenta, eles têm que respirar bem mais e isso pode levar a complicações, ou mesmo desmaio, ou outros problemas mais sérios.

Aqui vai uma dica muito valiosa

Se você tem esse pet, se você mora no nordeste e principalmente aqui em Recife, você tem que ficar muito atento aos horários de passeio porque o horário pela manhã às sete ou oito horas da manhã já é muito quente para estes animais.

O sol aqui já é bem forte. Então, evite horários depois das sete da manhã e prefira horários à noite. Além de não estar calor o chão também não tá  tão quente, que é também uma coisa que atrapalha muito eles, esse chão quente dificulta a questão do estresse térmico. 

Outra dica importante é quando vocês voltarem do passeio com esses animais, evitem dar água logo em seguida do passeio porque, como eles estão ávidos para respirar e estão com dificuldade para respirar, se eles bebem água, eles podem se engasgar e essa água pode ir para o pulmão.

É muito comum acontecer isto  nessas raças, isso porque o palato deles é muito mais alongado, e aí eles competem com a deglutição, a respiração. Então evitem dar água logo em seguida, espere uma hora depois do passeio, ou então de um pouco de água antes do passeio, e quando voltar do passeio espere no mínimo uma hora para você dar um alimento ou água para esse pessoal do focinho achatado. Tá bom?

Uma terceira dica é que é muito importante mantê-lo refrigerado, ou seja em lugares arejados, lugares onde não tem tanto calor. Existem mantas de silicone. Essas mantas de silicone você pode refrigerar e deixar embaixo do tapetinho deles porque eles ficam com uma sensação térmica muito mais confortável.

Redução do Palato Para Tratar Problemas Respiratórios em Cães e Gatos

A Rinoplastia Para Tratar Problemas Respiratórios em Cães e Gatos

Vamos Conversar Pelo WhatsApp!

Antes de ser direcionado para o Whatsapp, preencha abaixo para retornarmos caso perdemos a conexão:

Formulário seguro. Não enviamos spam.

Vamos conversar?

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.