fbpx

Como Remover Tártaro em Cães e Gatos

Olá, pessoal! Meu nome é Mariana Ramos. Sou veterinária dentista aqui da VetFace. Hoje a gente vai falar sobre tártaro em cães e gatos.

Muitas pessoas perguntam “Por que é que os animais, os cães e os gatos, tem tártaro? E como faz para fazer essa limpeza ou remoção desse tártaro?” Então, vamos lá.

O que é o tártaro?

O tártaro é uma estrutura tecnicamente chamada de cálculo dentário, que é uma calcificação da placa bacteriana. Então, assim como nós, os animais também têm uma quantidade de bactérias na boca chamada de biofilme. E isso, junto com o alimento, com a saliva diariamente. Esse biofilme vai se transformando nessa placa bacteriana.

Essa placa, associada a esses sais, esses íons da saliva, calcifica e fica como se fosse uma pedra. Fica bem dura. Essa placa dura é o cálculo dentário (que as pessoas conhecem mais vulgarmente como tártaro).

Ele pode ter uma coloração mais amarelada a acastanhada, de acordo com o grau de inflamação da gengiva. Porque de acordo com essa inflamação, pode haver sangramentos na gengiva e isso pode mudar a coloração dessa calcificação. E aí as pessoas ficam muito preocupadas na remoção desse tártaro. Elas procuram medidas e alternativas para tentar remover isso dos dentes.

E realmente, é importante remover essa estrutura dos dentes porque é uma estrutura que acumula mais bactérias, já que ela fica mais porosa. Então, cada vez mais ela acumula mais placa em cima dela que, por sua vez, calcifica novamente e vão formando-se camadas e camadas de cálculo. E isso gera um aumento nessa quantidade de bactérias na boca, o que leva a um problema muito mais sério do que propriamente o tártaro: a periodontite.

O mais importante no processo, basicamente, nem é mesmo o tártaro, mas sim a periodontite, a doença periodontal.

Para remover esse tártaro ou esse cálculo, nós precisamos de equipamentos apropriados porque ele é bem duro e está muito aderido aos dentes.

Então, NÃO É POSSÍVEL remover o tártaro dos dentes só com a escovação. Então, isso precisa de equipamentos apropriados e extremamente afiados ou ultrassom dentário.

Normalmente, um paciente acordado não vai permitir que seja feita uma remoção adequada dessas estruturas, até porque ela não se forma só na área onde a gente vê nos dentes. Ela também se forma embaixo da gengiva.

Então é importante também que seja feita essa remoção, essa curetagem abaixo da linha da gengiva, que na verdade é onde mais importa, porque é lá onde inicia o processo de doença periodontal.

Importante saber que o tártaro, ou o cálculo, ele vai favorecer esse processo de bactérias que vai incrementar essa doença periodontal. O tártaro em si não é uma doença. A doença é a periodontite, que vem junto com todas essas bactérias que é agravada pela presença do tártaro, ou cálculo.

Então, não fiquem muito presos na questão da limpeza dos dentes ou da remoção do tártaro.

O que é MAIS IMPORTANTE é saber se o seu animal, se o seu filho de patas tem periodontite.

Porque é a doença periodontal que vai causar danos à saúde dele. E não propriamente essa formação calcificada.

Alguns animais podem ter inclusive periodontite sem nem ter tártaro. Então, fiquem atentos, e existem essas pequenas diferenças. Por isso não caiam nessa onda de produtos milagrosos que vendem muito pela internet. E aí a gente fica achando fantástico aquelas fotos de antes e depois dos dentes bem branquinhos, só que a gente sabe que esses dentes branquinhos, muitas vezes, não significam saúde.

Já que a gente precisa saber que esse paciente não tem uma doença periodontal, que é a doença especificamente, e não o tártaro. E, além, disso esses produtos não tem comprovação. Dificilmente um produto, um spray, um gel, uma espuma vai remover uma estrutura calcificada. Então, procure um serviço especializado.

Procure um dentista veterinário para fazer uma avaliação e saber exatamente qual a indicação para o caso específico do teu animal e o que ele realmente está precisando.

Obrigada por lerem. Um beijo e até a próxima!

Agora que sabem o que é tártaro, dos problemas que pode causar e da necessidade de removê-lo, assista nosso vídeo que mostra o passo a passa da limpeza dos dentes de pets.

Vamos Conversar Pelo WhatsApp!

Antes de ser direcionado para o Whatsapp, preencha abaixo para retornarmos caso perdemos a conexão:

Formulário seguro. Não enviamos spam.

Vamos conversar?

Retornaremos o seu contato assim que possível para agendar a sua avaliação e tirar as suas dúvidas.

Formulário seguro. Não enviamos spam.