Por que escovar os dentes de cães e gatos?
A saúde geral está diretamente relacionada com a saúde oral. Assim como nós, os animais podem desenvolver problemas dentários ocasionados pela falta de higiene bucal. A escovação dental irá prevenir doenças periodontais como gengivite, estomatite e periodontite.
Qual a frequência da escovação?
Diariamente. A escovação só será eficiente na prevenção de doenças se realizada todos os dias, ou pelo menos, em dias alternados. Isso porque a placa bacteriana organiza-se a cada 24-48 horas após a escovação, logo, escovar os dentes uma vez por semana ou menos que isso, não irá ajudar na prevenção.
O que usar para escovar? Tipo de escova? Creme dental?
Uma escova dental extra macia, com a cabeça proporcional ao tamanho da boca do seu animal e um cabo longo irão favorecer esta prática. Algumas dedeiras podem ser muito grandes para certas raças como yorks, pinschers, chiuahuas e em gatos, sendo mais efetivas na escovação dos bigodes que dentes.
Importante: cães e gatos não cospem. O creme dental deve ser veterinário, ou seja, isento de sabões e flúor. Opte pelos que contém enzimas (C.E.T.), abrasivos e sabores de frango, carne ou peixe… eles adoram!!
Como e quando devemos iniciar a escovação?
Primeiro condicionar, depois escovar. O animal deve ser condicionado à manipulação da boca. O processo dever ser iniciado com recompensas sempre que o animal permitir o contado com a boca.
Progressivamente, introduza os dedos e recompense sempre que ele permitir. Recordações agradáveis são fundamentais na aceitação. Caso o animal não permita, nunca force, apenas mostre a recompensa e vá embora, sem gratificá-lo. Em determinado momento ele irá associar a manipulação da boca a uma recompensa, tornando o processo mais simples.
Quando ele estiver mais acostumado introduza a escova ao processo. Se possível, inicie deste filhote, mas nunca é tarde para iniciar este processo, animais de todas as idades podem sem condicionados.
Importante: a escovação é uma forma de prevenção, não é tratamento. Se seu animal já apresenta cálculo dental (“tártaro”) ou periodontite, este processo pode ser doloroso e causar uma recordação desagradável. Antes de escovar deve ser feito tratamento profissional.
Confira o passo a passo da escovação correta em Cães e Gatos:
Cuidando da Saúde Oral de Seu Pet
Segundo especialistas, 90% dos pets acima de 2 anos sofrem de algum grau de doença bucal.
Combata esse problema com as dicas de Dra. Mariana Ramos, especializada em odontologia veterinária.
Baixar e-book.